Queijos Senzala

um sonho familiar

Conta a história que uma noite de 1954, Urias Abelardo Leite e Bárbara Cândida de Mendonça, enquanto descansavam do árduo trabalho da fazenda, tiveram uma conversa que refletiu sobre o futuro da família, formada por seus 3 filhos.

 

Abelardo e Bárbara Cândida se dedicavam à produção de queijos artesanais na região da Serra da Canastra, porém essa preocupação os levou a emigrar daquele paraíso para a Fazenda Caxambu, microrregião de Araxá, com um pingo na mão e ansioso trabalhar.

 

Uma vez estabelecido na nova casa, Urias ensinou Clementino, seu filho mais velho, e seus outros irmãos, que por sua vez ensinaram seus filhos, mas com especial interesse em Marly que atualmente é a produtora, (junto com Joel) dos Queijos Senzala.

 

Devido à relação entre Joel e Marly (primos), a receita para fazer o queijo mineiro ficou bem guardada em família, já se passaram 65 anos de tradição familiar.

 

Eles já são a quinta geração da família Leite, como produtores do Queijo Minas Artesanal, na Fazenda Caxambu, a 43 km da cidade de Sacramento, Minas Gerais.

 

Como diz Clementino, apesar de hoje se utilizarem técnicas diferentes na produção dos queijos artesanais, o método continua o mesmo de quando os seus pais, entre as vacas e a paisagem rural, sonhavam com uma queijaria próspera. 

 

Porém, nos últimos anos Joel e Marly têm participado de diversos cursos e eventos nacionais e internacionais, sempre buscando a inovação. Por isso, em 2016 iniciaram uma especialização na Arte de Maturar Queijos.

 

Em 2017, essa forma inovadora de fazer e maturar queijos apreendida pela família Leite trouxe ao Brasil a Primeira Medalha Ouro e Super Ouro no Prêmio Mondial du Fromage et des Produits Laitiers na França, na categoria Leite cru e massa prensada. Competindo com mais de 700 produtos de 20 países

Os produtores

Queijo Premiado

Melhor Queijo do Mundo

Medalha de Ouro e Super Ouro no Prêmio Mondial du Fromage et des Produits Laitiers na França 2017.

Conheça nossa linha de Queijos

Fazenda Caxambu

Sacramento, Minas Gerais.

Reconhecimentos

Nacionais